21/11/2012

RETROSPECTIVA SENTIMENTAL...

3.8... CHEGOU!!! HORA DA VIRADA!!!

RETROSPECTIVA SENTIMENTAL...

                           37 momentos... a vida em um ano!

1.       Fiz minha mudança para Novo Hamburgo, vim de mala, cuia, filho e uma puta esperança de ser capaz de tomar as rédeas da minha vida nas mãos!
2.       Passei um calor duzinfernos nessa cidade, eu e  meu filho sofremos a mudança de clima, nada como ar condicionado direto em casa e a piscina do clube para abrandar o calor escaldante.
3.       Meu ex-marido sofreu alagamento na casa que deixei em SC, precisou de ajuda e apoio, e lá fui eu, orgulho debaixo do braço, cabeça erguida, me dispus a ajudar, sem olhar para trás, sem medo e sem preconceitos.
4.       Cheguei, me instalei, comecei uma rotina de vida e me perguntei: “Tá e agora, consegui o que queria, e agora? Como recomeçar?” Desses questionamentos surgiram momentos de profunda reflexão e ação!
5.       Matriculei-me numa Pós Graduação na Universidade Feevale, mais um passo na carreira, só que inusitadamente criei coragem para fazer algo POR MIM. A pós? TEORIA PSICANALÍTICA...
6.       Aprendi a ser sozinha, a me virar sozinha, a ter que trocar torneira da pia; a chamar eletricista; a fazer orçamentos para consertos de coisas no apto. Nunca precisei me virar assim antes.
7.       Reencontrei amigas da época em que eu trabalhava em escola pública. As gurias do grupo “As boas”... Renilda e Ângela... amigas para sempre...
8.       Descobri que não importa a distância, se alguém é teu amigo, será sempre, não importa o tempo, o espaço, a geografia, a história... o que faz sentido é esse amor e esse carinho especial ( né: Kelen, Taís Estrela, Alexandre Hirata,Adele, Rosana, Maria Helena, Felipe,Anunciata, Fabiano...). E que o perdão é uma dádiva, que reaproxima, nos conforta e devolve a paz! E que o destino, às vezes é implacável e traz pra vida da gente pessoas que fizeram a diferença anos atrás e que seja lá qual o motivo seguiram seus caminhos, assim como eu segui o meu. Mas qdo a amizade é verdadeira, e foi especial... algum momento a gente se reencontra ( né, Graciane?! Te amooo, minha irmã).
9.       Descobri que família serve para muitas coisas, mas na hora em que a gente mais precisa de apoio sempre tem alguém para apontar os nossos defeitos e puxar nosso tapete. (Família vem com pacote e bagagem, mas amigos... ahhhhh esses são OS que a gente escolhe, Graças aos deuses!)
10.   Descobri o quanto meu ex-marido era e é amado por algumas pessoas da minha família, e que isso foi uma conquista dele. E não é que por ser ex marido, tornou-se um desconhecido, pelo contrário. A amizade, o respeito, o companheirismo e a cumplicidade de 19 anos juntos, só fortaleceu nossos laços futuros, e quem não compreende isso, que se exploda. O que importa que nos apoiamos e temos mtos objetivos em comum, sem contar que nosso maior tesouro nos unirá para sempre: nosso filho amado. Não escolhi em vão, o melhor pai que ele poderia ter. Meu amigo, meu chefe...
11.   Estive mais perto dos meus pais, e ao mesmo tempo coloquei a distância que eu tanto necessitava entre a gente.
12.   Tive o maior apoio desses dois que são meus pais, cuidaram do Henrique como se fosse filho. Mimaram, acalentaram, seguraram a onda.
13.   Frustrei-me imensamente em descobrir que a fonte de carinho deles por mim é tão limitada quanto o dinheiro que tive para oferecer a eles.
14.   Reconheci a maior verdade e redescobri o que eu sempre soube, que amor filial precisa criar asas e partir. Não se cria filho para ser provedor de pais na velhice. Filho não é promissória.
15.   Indignei-me com a falta de vontade na minha família. É mais fácil chorar e se lamentar do que levantar a bunda da cadeira e fazer algo por si.
16.   Fui chamada de “ovelha negra” da família, a “única normal” até a minha separação.
17.   Criei coragem para enfrentar meus demônios e falar... soltar o verbo e dizer tudo o que estava entalado por anos e anos, desde a minha infância. Palavras que machucaram, criaram cicatrizes que jamais se apagarão, mas que foram importantes para a minha libertação.
18.   Estive presente na vida de minha irmã Milene Braun. Estive presente na vida do meu irmão John Braun e os AMO e ACEITO como são, do jeito que for. NOSSO ELO É INQUEBRÁVEL. Causa inveja e desconforto. Mas somos ÚNICOS.
19.   Fui a Brasília, revi meu mano lindo, matei um pouquinho só da saudade. Passeei muito, voei minhas tranças Brasil afora... e fazer as malas é comigo mesmo!
20.   Estreitei os laços de amizade com um Ogro que amo tanto quanto meus irmãos , Sidnei, Sidnelson,Siiiiiiiiiiiiiiiiiid... que tantos acharam que era um “caso” meu... hahahaha, nada!!! Nunca fomos mais irmãos do que antes.
21.   Levei Sid e Robert para conhecer a Serra Gaúcha e mostrar a eles o que me fez cair de amores por esses lugares.Fui a Curitiba, me apaixonei pela cidade, voltei... fiz amizades muito legais por lá.
22.   Fui homenagear Yemanjá, a Rainha das Águas... pedi a ela, recebi e agradeci...Recebi de presente o que sempre pedi, mas e agora, o que fazer? Minha nova missão é descobrir o que fazer...
23.   Frequentei os Saraus em Porto Alegre... cultura ao extremo, #amomuito. Frequentei a noite, bares, pubs, risadas, amigos, cerveja, shows... em cia da minha mana querida. Parceira sempre! Instauramos as sextas insanas... noites, depois das minhas aulas, em que eu, Mila, Sandrix, Gui e sempre mais alguém nos reunimos para beber, comer, fofocar, rir, chorar ou simplesmente estarmos juntos... e é tão tão bom!
24.   Tive a maior decepção e frustração de toda a minha vida amorosa. Acreditei, esperei, apoiei e senti o gostinho do abandono. No fim, optei por estar só, não ocupar um lugar secundário e foi a melhor coisa. Pois quem não me valoriza e não é capaz de lutar, não me merece mesmo. Ou me dá a mão e pula junto, ou caia fora e me deixe viver. Vá ser feliz e se contente com o pouco que tem. Cada um merece o que recebe, e se felicidade é estar assim, pois então que seja. Covardia não é uma característica minha, mas infelizmente coragem  não é de todos. Opta-se pelas convenções sociais, por uma vida de mentira e acomodação, pela fraqueza e o medo do incerto. Acontece que nada e garantido nessa vida, e depois que uma chance é desperdiçada, raramente ela volta com tanta intensidade. O que vale a pena está junto de mim, e paciência nunca foi meu forte. Sou leal, mas não sou trouxa. O amor preenche as lacunas, mas ele  desacomoda tb. Só quem está em sintonia para perceber isso e deixar de viver ilusões e mentiras. Cada um sabe a dor de ser o que é e escolher o que tem. Se por dinheiro, por comodidade, por falta de coragem, por interesses pessoais, por moratória a ser paga com o outro, por pressão familiar, ou o diabo do que for, a pessoa prefere viver pela metade, é uma opção. EU FECHEI O CICLO. Não aceito mais METADE. Lembrando sempre que CADA ESCOLHA É UMA RENÚNCIA. Infelizmente,mais uma vez, foi feita a escolha errada, mas só o tempo...
25.   Aprendi que o tempo é senhor do nosso destino... ele rege, ele é sábio, ele tira mas ele traz... e qdo traz, o presente é mil vezes mais mágico! E não há nada nem ninguém capaz de burlar, enganar ou trapacear a sabedoria que o tempo traz com as experiências.
26.   Amei, muito. Sofri, um bocado. Fiquei totalmente fragmentada, exposta, doente. Minha dor psíquica me tirou do chão, quase me tirou a sanidade. Procurei ajuda.
27.   Rendi-me à psicanálise. Totalmente. Com as aulas, as leituras em excesso, debates, conhecimento sobre o inconsciente, teorias freudianas e lacanianas, estudos de casos e mta reflexão precisei acertar o MEU prumo... antes que eu fosse à loucura.
28.   A somatória da dor, da solidão, do amor incompreendido, das promessas veladas e não cumpridas, da frustração, do peso de ser mãe solteira, dona de mim mesma e  ter que arcar com todos os traumas arraigados e todas as decisões tomadas vida afora, me levaram ao Divã... Conheci minha analista e desde então, me sinto completamente outra pessoa. Cada resposta, cada questionamento, cada descoberta, cada nova capacidade,  cada pontinha de raiva, de mágoa, de dor... Cada lágrima derramada, cada procura... valeu e vai continuar valendo.
29.   Aprendi a ser firme e a questionar. Se antes eu era rebelde, agora sou uma incansável questionadora. Não tenho nada mais a perder. Não preciso abaixar a cabeça e aceitar injustiças. Ninguém paga minhas contas, nem me sustenta... Não preciso ficar no lugar em que certas pessoas me colocam por puro interesse e a seu bel prazer. Retomei ou assumi as rédeas das minhas escolhas.
30.   Descobri que AUTONOMIA e LIBERDADE são totalmente diferentes, mas possíveis e caminham de mãos dadas. E o gostinho.... ahhhhhhhh o sabor de decidir, de me sentir livre... #nãotempreço.
31.   Firmei laços de amizade, laços tão reais que eu não imaginava quanto. Criei novos laços, sou capaz de ter amigos pelo simples prazer de ser quem eu sou.
32.   Descobri que a inveja, as más línguas e  a maldade alheia, imensas, horrendas, escrotas  vêm e batem no espelho. Espelho que reflete para a pessoa todo mal que me deseja. Não adianta ameaçar, mandar msg irônica, invadir meu espaço, copiar minhas palavras e imagens, se transformar ou tentar estar próxima do que eu sou. Não adianta se unir com uma corja de gente baixa e sem inteligência. Não adianta forçar a barra, chantagear, chorar litros de lágrimas de crocodilo. Não adianta usar os filhos como desculpa, a servidão, a história de vida. Não adianta pagar de santa, de boazinha, de indispensável, de boa esposa e mãe. Não adianta futricar, fuxicar, fofocar. Não adianta ser uma cópia, um fake. Não adianta se submeter à cirurgia, à água oxigenada, à academia... NINGUÉM CONSEGUIRÁ SER O QUE SOU. Ter o que tenho, bom, td bem, desejo sempre o sucesso a todas. Mas SER é outra questão. Individualidade, autenticidade, caráter NÃO SE COMPRA, não se INVENTA. Ainda não inventaram cirurgia plástica de CÉREBRO, nem transplante de autoestima.
33.   Descobri o prazer de saborear um bom vinho, uma cerveja ou até uma champagne comemorando minhas vitórias, selando pactos, ou pelo simples prazer que posso me proporcionar, pelo fato de ser eu mesma. De estar na minha casa, feliz comigo e com minha vida.
34.   Mantive meu tratamento em ordem; vigilância constante; altos e baixos hormonais; visitas à endócrino e oncologista. Cuidei da saúde e do corpo. Malhei muito, estabeleci metas de corrida, ginástica e cuidados fundamentais para estar bem e prolongar minha vida. Rendi-me aos óculos... é, estou usando permanentemente, além do xingão do oftalmologista, a necessidade se fez presente. As letras diminuíram nos livros ou foi impressão minha?! Kkkkk.
35.   Apreciei a companhia do meu filho Henrique, mais do que nunca, meu parceirinho... o homenzinho da casa...teimoso, genioso, mas extremamente amoroso. Um  orgulho só.Com suas birras, suas perguntas sem fim, suas vitórias no Judô, seus amassos desprevinidos, seus medos bobos, dua curiosidade e inteligência sem fim.
36.   Descobri que tenho outra profissão e que exerço muito bem o que faço. Vejo muita coisa boa tendo nas mãos a administração financeira e toda a organização da empresa familiar, ou seja, do ex- marido. Tarefa que me foi confiada, em que sou muito valorizada e que me provém não só o sucesso, como o prazer de trabalhar e conseguir proporcionar uma qualidade de vida ao meu guri e a mim mesma. Nem que para isso estive na BR 101 vezes sem fim, foram longas idas e vindas... mtas surpresas no caminho, mto pensamento sendo colocado em ordem e a vontade de ficar por lá, estabelecer uma vida lá, onde vivi por 7 anos. Terra que aprendi a amar e cultivar.E que me chamou de volta. Estou indo!!!!
37.    Enfim... EU VIVI!!! Intensamente... até a ÚLTIMA GOTA ( como dizia Martha Medeiros)... Cada dia, cada instante, cada momento... o que passou, o que ficou, o que voltou... tudo valeu a pena. Cada laço, cada olhar, cada sorriso, cada troca de ideia, cada discussão, cada abraço, cada lágrima chorada, cada telefonema, cada encontro, cada reencontro... até mesmo os erros cometidos.
                                   TUDO, ABSOLUTAMENTE tudo valeu.


E hj, dia 21.11.2012 passo a viver uma nova idade, mais sábia, mais capaz, mais disposta a descobrir e redescobrir a magia que é estar VIVA!
Que não me falte saúde, amores, amigos... que não me falte fé!!!
Quero ser sempre EU MESMA, e merecer tudo aquilo que conquistar.
Quero ser orgulho e inspiração.
Quero ser alto astral, alegre, otimista, e levar meu sorriso a todo lugar.
Quero ser preocupação, seriedade, firmeza nas escolhas, decisões e opiniões.
Quero estabelecer minhas raízes, ter orgulho da minha casa, transformá-la em meu lar.
Quero ser tudo e nada... um pontinho de referência, um porto seguro...
Amiga, irmã, mãe, filha, colega, profissional, amante , amor...
Quer ser EU.
Só tenho a agradecer às pessoas que estiveram comigo, que torceram por mim, que me amaram sem limites, nem julgamentos; agradecer aos puxões de orelhas e à tábua de salvação que me reergueu e foi lançada por amigos tão preciosos; agradecer ao sorriso, à lágrima, ao questionamento, à dúvida, à reflexão, ao estudo, à leitura, às oportunidades de crescimento mental e principalmente emocional.
Que venha mais um ano!
Brindemos à VIDA!!! Tim Tim!!!



**********************************************
Só para lembrar da Lei que aprendi a respeitar!
Segundo a lei tríplice: 
"Tudo que desejares para o outro, que lhe volte três vezes com maior intensidade!!! "
Então: O mesmo para vc!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! VC ME FEZ EXTREMAMENTE FELIZ!!!