03/08/2011

Padrasto...

"Mamãe, vc ficará casada com o papai para sempre?", a resposta pode ser: "Enquanto a gente se amar, continuaremos juntos- senão vamos virar amigos, o q tb é mto bom".(...)
A normalidade das coisas se adapta aos costumes. vagarosamente,mas se adapta(...) Ninguém fica no mesmo emprego para sempre, ninguém mora na mesma rua para sempre, ninguém promete uma estabilidade vitalícia em relação a nada, se a maioria das mudanças é considerada uma evolução, um aperfeiçoamento, porque o casamento não pode ser visto dessa mesma forma descomplicada e sem stress?(...) ( Martha Medeiros- Feliz por Nada-2011)




                                                                        (30.07.2011)

Conversa no finde:

-Mãe, o q é padrasto?
-Ai, Henrique, é qdo uma mulher não é mais casada com o pai de uma criança e arranja outro namorado. O cara é o padrasto.
- Hum...
- Filho, vc sabe q iremos morar no RS ano q vem, né. Eu e vc, sem o teu papai. Vc sabe pq? Pq eu e ele não somos mais namorados. Nós dois somos, agora, só teus pais e amigos.
-O q? Como assim? Não entendi  bem essa história d amigos...quer dizer q tu e o papai não são mais casados? São separados? Mas nós moramos na mesma casa...
-Sim, meu filho. Eu e teu pai nos separamos, mas ainda estamos lá em SC, até  eu e tu viermos pra cá, pra Novo Hamburgo. Ele ficará lá, morando na casa e vc irá visitá-lo sempre q sentir saudades. Ou ele virá em nossa casa, no RS, sempre q quiser te ver.
- Mas pq? Pq vcs não continuam casados e morando em casas separadas? Meu amigo Guilherme, tem o pai e a mãe q moram longe , mas eles continuam casados.
- Não dá, meu filho. Eu e seu pai não nos amamos mais. Nós estamos ainda juntos, pq vc é nosso filhinho e pq temos um monte de coisas pra resolver, até q nos mudemos.
- Ahhhh, então, se vc não namora mais meu pai, vc vai ter outro namorado? E ele será meu padrasto? Será q ele vai gostar d mim?
- Olha Hique, presta bem atenção. Mamãe não ama mais o papai como namorado, iremos morar em ksas diferentes, e sim, provavelmente teremos outros namorados, mas em primeiro lugar, vc é o mais importante na minha vida. A mamãe jamais vai te trocar por ninguém. E ainda não quero pensar em namorar ninguém, ok? Não tenho planos de ter um padrasto para vc, nem q ele more na nossa casa. E, qdo eu tiver outro namorado, se ele não gostar de vc, não será mais meu namorado. Eu TE AMO, meu filho. É isso o q importa.
-Ahhh tá.... então meu pai tb vai ter uma namorada e ela será minha "padrasta"?
-Madrasta, filho... e sim, provavelmente teu pai irá arranjar outra pessoa. Pq as pessoas não podem ficar sozinhas o tempo todo. A gente se apaixona, gosta de alguém...
-Hum... eu vou querer me apaixonar e ter minha mulher, minha casa, meus filhinhos e morar todos na mesma casa.
- Ótimo, amor, qdo fores um homem grande, fará isso e a mamãe te apoiará, certo?
-Aham... mas mãe... ainda não entendi esse negócio de vc e o papai serem amigos...
- Hique, olha só... tem pais, q qdo deixam de se gostar e se separam, eles brigam mto. Eles magoam uns aos outros, xingam, brigam por causa dos filhos, de dinheiro, de ciúmes... a mamãe e o papai não brigou. A gente sentou, conversou e resolveu q se separar era melhor para nós e para vc. Sem brigas. Vc é nosso filho e não precisa nos ver brigando. Eu e teu pai vamos ser amigos para sempre, a gente se conhece a mtos anos, até antes de vc nascer, e não queremos brigar. Faremos coisas juntos com vc, estaremos juntos sempre q vc precisar, ok?
-Ok, mamãe... então entendi... não quero vcs d mal, se não podem mais estar juntos na mesma casa... será legal ter duas casas, e o papai ficará com o marley, a fiona, a camilinha (bichos)... vai morar na praia.... e vou sempre ir a SC, é isso?
-É isso,meu amor.
-Então tá, mãe... TE AMO, não vou te abandonar, tá... vc não vai ficar sozinha...
- Oh, meu amor... nós dois seremos companheiros, ok. Vc cuida de mim e eu cuido de vc...
-É e eu cuido do meu papai tb...
- Ok... vamos pro teatro?

                                  Teatro São Pedro- Peça Tholl e o teatro de bonecos ( 30.07.2011)

***************
Preciso explicar?
A emoção desse momento jamais irei esquecer.
Meu grande medo era o meu filho sentir-se culpado, ou revoltado, ou sei lá o q... mas no auge de seus seis ( quase sete ) anos, ele mostrou-se mto mais maduro q qualquer outra pessoa nesse mundo.
É claro, q um dia toda essa carga emocional irá explodir, mas até lá, o amor q sentimos por ele e fazemos questão q ele saiba q existe, suprirá qualquer outro sentimento.
Ser mãe é isso, tb... ser abraçada, amada e compreendida, mesmo q por uma criança de seis anos!!!
***************

Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o q vc pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.
Martha Medeiros

18 comentários:

  1. Amiga, que lindo! Me emocionei de verdade! Ah, se esse processo fosse assim franco e civilizado em todas as famílias, acho q não haveria tantas crianças c/ problemas. Bjus e força!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo!!! Conversa madura e esclarecedora!! Parabéns Mi... beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, emocionante...eles surpreendem a gente a cada minuto...eu também tive tranquilidade aqui com o meu pequeno.

    ResponderExcluir
  4. lindo Mi...tava lendo e chorando... maravilhoso essa conversa que você teve com ele, mais maravilhoso ainda é saber que ele está tranquilo... te admiro cada vez mais.. minha amiga guerreira... te amoooo...
    July

    ResponderExcluir
  5. Nossa, até eu me emocionei. Foi uma ótima conversa, muito difícil certamente, mas muito sincera. Parabéns! Força para vocês! Bjs, Anne

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal amiga, a mesma conversa que tive com meu Ricardo, mas ele tinha apenas 4 anos, passei mais 2 anos conversando com ele ate que ele entendesse o que tinha acontecido, mas encarou numa boa, o Hique vai ficar bem... Acho que meu filho nunca disse que qria eu e pai dele juntos novamente pq tivemos maturidade para lidar com a situação e ele sentiu confiança no que falamos sempre. Boa sorte viu! Beijo no Hique....

    ResponderExcluir
  7. comento depois......to morrendo de chorar........ ..

    ResponderExcluir
  8. aff amiga, emocionante mesmo! affff mas com tanto amor, o trauma ou o que quer que seja se supera! E ele terá esse enorme amor de mãe e presença e amizade...isso será muito bom pra ele! Fico mto feliz que mais uma fase tenha passado! Conte comigo!bjks

    ResponderExcluir
  9. O Hique é o máaaaaaaaaaaaaaaaaaaximo... sou fã dele!!! Ainda bem q qd forem tb vou, pq ficar aqui sem vc´s seria simplismente insuportável!!! AMOOOOOOOO VC`S... Bjo!!! Sid

    ResponderExcluir
  10. Miiiiii nossa m emocionei lendo... O hique eh maravilhoso mesmo....
    Torço muito por voce viuuuu
    beijossss lindaa.
    Tati

    ResponderExcluir
  11. Amigas... eu pretendo ser suér mega sincera com ele na medida certa, acho q desde q ele é bebê, incorporei a independência e a maturidade necessárias para ser uma boa mãe, e olha q é meu infernos astral essas questões. Hique vai reagir, eu sei, e pretendo procurar ajuda psicológica. O pai dele tb conversou com ele, sozinho, eles choraram e Hique veio me contar...legal q agora td é aberto e fazemos planos e falamos ahr q ele quer , sem rodeios, sem mágoas... eu e Fabiano estamos aprendendo e matando um leão por dia, não é fácil, mas pretendemos ser amigos, acima de td,pelo hique, pela relação de 18 anos, por td... e q se exploda o resto. Mas é fodaaaaaaaaaaa, tem hrs q não aguento e me descabelo, choro, acordo no meio da madrugada( como ontem)... dou uma de mulherzinha... hehehe. Normal. Bjus e mto, mto obrigada pela força, pelo amor, pleo carinho... vcs são demais....

    ResponderExcluir
  12. Mi, que linda a conversa e a maturidade do Hique... Eu fiquei emocionada aqui lendo... Lembrando como foi a minha separação e como meu filho de então 1 ano e meio não entendia...

    ResponderExcluir
  13. Mi, você é realmente uma inspiração. Se todas as mamães e papais agissem assim, as coisas seriam mais fáceis. Eu estava por fora da sua separação, mas se esse é o caminho, vamos lá. Parabéns pelo bom-senso de vocês. E que lindo menino inteligente e de bom-senso vocês têm também. Que bom que você tem um diálogo aberto com ele, isso ajudará muito nessa fase. Boa Sorte, sucesso e amor!

    ResponderExcluir
  14. Que lindo amiga, todo mundo tinha que ter a tranquilidade em explicar isso como vc fez!! Com esse papo aberto, ele vai crescer sabendo que tem pais amigos que o amam!! Emocionante sua conversa com ele!!!

    beijos

    Patty Silveira
    http://blogdapattysilveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Mi, ei to boba com a maturidade do Hique, espero que isso fique bem resolvido nele até a mudança de casa! Amei a forma como ele comprendeu td! coisa fofa garoto esperto! o que mesmo assim não deixou de ser emocionante!

    super bjus pra vcs e amei a frase do abraço ja copiei

    ResponderExcluir
  16. Mi
    Imagino como essa fase deve ser difícil...mas com certeza com o apoio e amor do teu filhote maravilhoso vai ser mais fácil né????
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  17. ainnn amiga que dificil, mais tão bom ver que aparentemente ele entendeu né? força na peeeeruca o que precisar pode contar com a gente sempre, sabes disso né??? <3

    ResponderExcluir
  18. Eitá amiga q situação difícil, mas o Hique demonstrou ter entendido tudinho e agora resta dar tempo ao tempo e ser feliz né não!? Parabéns viu, teu molequinho é o máximo, assim como a mãe uma guerreira... Bjo grande nos 2!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! VC ME FEZ EXTREMAMENTE FELIZ!!!