30/10/2011

Separação... e vida!


Soneto da Separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Vinicius de Moraes

*******************************
SEPARAÇÃO.
O que dizer? Qdo ela acontece, é como um furacão passando por nossas vidas. Não é fácil, não é bonita, nem gloriosa. Por mais q se tenha maturidade para encarar os fatos, os motivos... a dor é inevitável.
É um fracasso que irrompe a nossa vida. Seja lá qual for o tempo de convivência ou os motivos que os levaram a isso.
Eu estava lendo um site de uma psicóloga conhecida aí, no mercado,ela  faz, com os diversos textos escritos, com q reflitamos a dificuldade que é se reerguer após uma separação. Mesmo qdo ela fora pensada e discutida e resolvida. O lance é estar "bem" resolvido para dar um passo desses. 
A mulher tende a se culpar, demora pra se relacionar, assume as culpas todas,deprime-se. O homem busca outro relacionamento pra provar o qto é másculo e atraente. Ou vice-versa. Mas nem sempre é assim,né. As mordomias, os hábitos arraigados mtas vezes prevalecem e o casal vai ficando junto e ficando junto. Os filhos são outro motivo de desistência da separação. É mto mais fácil acomodar-se.
De qualquer forma, nada é fácil, nada é instantâneo... nada como o tempo. 
Uma coisa q me chama a atenção no texto da Dr. Olga Inês Tessari, é justamente o q tomei pra mim:
 Nada como estar feliz consigo mesmo para superar todos eles...(os obstáculos).


É preciso coragem para ser feliz novamente!!


É preciso romper definitivamente com todos os vínculos que mantiveram a relação apesar de não haver mais sentimentos envolvidos...


É muito difícil aceitar o fato de que alguém com quem convivemos tanto tempo não nos quer mais...


É comum procurar tentar explicar o fato culpando-se de não ter feito isso ou aquilo para que a relação se mantivesse...


Ambos, homens e mulheres, sofrem muito com a rejeição...


Não somos preparados para sermos rejeitados...


E para evitar que a rejeição se consume de fato, muitas vezes acabamos por tomar atitudes que destroem a nossa auto-estima, na vã tentativa de reatarmos a relação... que na realidade já não existe...


É uma fase de muito sofrimento... Onde quase sempre se chega à depressão... Porque, por mais que se faça a relação não será reatada...Pois uma relação só existe a dois, e quando uma das partes não quer....é impossível!

Ser rejeitado é o q mais dói, mais machuca... mas a gente levanta, aprende, se recompõe. E daí, a gente consegue ser mto mais feliz. Acredito q qdo aprendemos a lidar com coisas assim, acabamos evoluindo e coisinhas pequenas se tornam insignificantes.
É preciso, sim, mta coragem... para assumir o fim de uma relação.Para deixar o outro ir,seguir o seu caminho. Para assumir q o amor acabou. Para não chantagear emocionalmente ou não se apegar à vida habitual e confortável.
É preciso coragem  para se dar uma nova chance... uma chance de ser feliz.
O q está lá fora, os motivos externos, as pessoas com quem nos encontramos e reencontramos no caminho, os medos, as frustrações, as mágoas, as incertezas... td isso fica lá fora. E tem o tempo delas... Qdo se está "dentro" de uma separação, precisa-se ter coragem, força e estabelecer vínculos diferentes. Mais maduros. 
No meu caso, há o filho... há a vida de 18 anos juntos... há a amizade q fica... O passado terá q ser passado... para assim, construirmos, eu e ele, um futuro diferente ,possível e feliz.!!!
Não sou exemplo de nada, mtas pessoas passam por coisas piores... mas só tenho a agradecer:  todo apoio e força recebida dos meus amigos; toda bênção recebida do Cara lá de cima; toda sabedoria que meu anjo da guarda me dá e me ilumina; toda fé q busco para saber agir corretamente, sem magoar, sem rejeitar,sem destruir a vida de ninguém; toda paciência para saber esperar pelo tempo certo de cada coisa; toda ajuda de pessoas tão importantes, para q eu consiga construir um lar pra mim e meu filho; Só tenho a agradecer: ao tempo q fiquei casada, pq aprendi mto e vivi mto tb; a oportunidade de ter um filho maravilhoso q alegra meus dias; às pessoas q não desistiram de mim, mesmo sabendo o qto sou complicada e difícil. Agradecer ao AMOR recebido... 
Nada é fácil e é por isso q a vida é tão maravilhosa de ser vivida!!!

Bjus e até mais!!!
 

2 comentários:

  1. Ah Mi dificil recomeçar, toirar o medo de amra outra pessoa, de querbrar a cara entendo bem a confusão de sentimentos... mas o tempo cura qualquer coisa, e hj ja te percebo mais calma mais centrada no que deseja, sem tanta angustia!
    e desejo sim que vc seja muito feliz da maneira que escolher ser, alias vc tem um filho lindo e isso não tem preço né´... logo sua vida entra nos eixos no lugar que vc sempre sonhou, com os amigos por perto e sim sera mais facil!

    torço muito pra vc, saabe né no que precisar estpu on line!!!! ja que pessoalmente é mais dificil!

    um big bj! e bola pra frente, cabeça erguida e braços abertos! um mundo inteiro te espera!

    ResponderExcluir
  2. Minha flor, você é uma pessoa linda e iluminada porque é grata e a gratidão é o ponto inicial e mais importante de nossa jornada, porque com o sentimento de gratidão abrimos as portas do universo para tudo que amamos e desejamos, para todos os nossos sonhos se realizarem. Fases são fases, e os desafios da vida é que a fazem mesmo fascinante. Então sofra o que tiver que sofrer, viva o que tiver que viver, cada um no seu tempo.

    Você merece cada gotinha de vida que te é oferecida, seja em forma de indecisão, sofrimento, alegria ou satisfação. Então desfrute-os!

    Bj gd. Te adoro e desejo a você tudo de bom e do melhor, tudo que te faça crescer. :*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! VC ME FEZ EXTREMAMENTE FELIZ!!!