01/07/2010

Depois daquela Viagem...

(Scrap p/ CT Mazhinha designs, kit:Inside the moment)


Olá....
Pessoal, vim especialmente aqui hj, para compartilhar algumas ideias...

*Primeiro... começou... dia 1 da Restrição Alimentar, vulgo "Dieta"... e vamos q vamos...(post anterior explica melhor).

Segundo..pra repetir em alto e bom tom: "QUE É UM CANCERZINHO NA GOELA???"  (shuashuashuashua...) vcs podem não estar entendendo nada.... mas essa frase é uma brincadeira minha com minha amiga Anunciata, que  superou uma merda de câncer no seio, na mesma época q descobri o "meu" na tireóide... passamos mta coisa juntas, principalmente a emoção e a força de erguer a cabeça e LUTAR  pela VIDA...

E hj, relembrando algumas coisas que fiz no meu trabalho, lembrei que eu tinha que procurar na Net algo sobre a autora Valéria Piassa Polizzi, cujo livro Depois Daquela Viagem, foi a sensação entre meus alunos , no trimestre passado.
Todo trimestre, por regra da escola, nós professores de L.Portuguesa, fazemos a leitura de duas obras literárias e trabalhos pós -leitura ( na verdade, obrigamos os alunos a ler, já q mtos nem chegam perto de um livro). Eu tive a feliz ideia de sugerir o título da Valéria... e foi um sucesso...
O Livro trata da biografia da autora, que descobre ser portadora do vírus HIV... algo impensado numa menina-mulher, na década de 80...ela, uma adolescente, aprende a conviver com a ideia de ser portadora do vírus e principalmente de combater tanto a doença, como todo preconceito e a mediocridade da sociedade brasileira...
Simplesmente emocionante...

Boa dica de leitura!!! Para todas as idades!!!
Valéria tem um blog ( visitei e comentei.... ai q ansiedade, será q ela virá aqui????risos), deixo o link abaixo, é só clicar e curtir...


Sabem  q é por causa de histórias emocionantes como a dela, pela demonstração de força em  lutar pela vida, que até sinto vergonha de me queixar tanto dos meus míseros problemas... estou aqui, tendo que apenas fazer um rastreamento, cujo objetivo é monitorar ou descobrir um possível retorno do "meu" ex câncer, e já estou chorando as pitangas... fico com medo dos resultados, temendo descobrir que a doença voltou ou se "enraizou" ... "para né... Lôra, pode parar!!!" ( digo isso a mim mesma o tempo todo...).
Engraçado que  foi nessas hrs de aperto, de angústia, de sufoco, de raiva, de dor, que conheci meus verdadeiros amigos... há pessoas que nunca me deixam só; podem estar aqui ao meu lado, como a 500 kms de distância, mas estão lá...do meu lado, de mãos dadas comigo, me reerguendo... e é por isso , tb, que a vida vale muitooooo a pena....

*****

Copiei o  poema do blog da Valéria, segundo a autora é uma homenagem a Drummond.(ficou show!!!)... o nome é MENINA ( Valéria Piassa Polizzi)...



E agora, menina?
A amarelinha borrou
a brincadeira acabou
o faz-de-conta sumiu
o tempo passou,
e agora, menina?
e agora, você?
você que é sem fronteira,
que se busca nos outros,
você que faz amigos,
que se apaixona, odeia?
e agora, menina?


Está sem correntes,
está sem exemplo,
está sem trilha,
já não pode chorar,
já não pode conter,
eximir-se já não pode,
a noite estrelou,
o príncipe não veio,
a liberdade não veio,
o sonho não veio
não veio a perfeição
e tudo virou
e tudo explodiu
e tudo desapontou,
e agora, menina?


E agora, menina?
Seu pronto sorriso,
seu tempo de fantasia,
sua vontade e desespero,
sua festa,
sua roupa de mulher,
seu jeito de criança,
sua inconstância,
seu encantamento – e agora?


Com o desejo no corpo
quer sair pela janela,
não existe volta,
quer correr o mundo,
mas o mundo a engoliu,
quer colo,
Colo não há mais.
Menina, e agora?


Se você ouvisse,
se você recuasse,
se você deixasse
a mão guiá-la,
se você serenasse,
se você pedisse,
se você consentisse...
Mas você não retorna,
você é grande, menina!


Solta na vida
qual gata de muro,
sem medo de altura,
sem beira segura
para se equilibrar,
sem anjo alado
que proteja sua sorte,
você continua, menina!
Menina, para onde?


**************

Vou scrapear com esse poema, mazahhhhhhhhhhh se vou.....

Bjus galera, obrigada por virem...comentarem....
Até..









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! VC ME FEZ EXTREMAMENTE FELIZ!!!